Results for 'O. Progresso da Ciência'

1000+ found
Order:
  1. Colégio estadual Pedro Carli ensino fundamental E médio.O. Progresso da Ciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    A relação entre o progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Primeiro Discurso de Rousseau.Clóvis Brondani - 2023 - Controvérsia 19 (3):25-39.
    O presente texto tem como objetivo central analisar a relação entre progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Discurso sobre as Ciências e Artes de Rousseau. Para tanto, buscamos estabelecer o sentido do conceito de virtude na obra, que retoma a tradição republicana. Por fim, analisando as respostas de Rousseau às críticas da obra, buscamos argumentar que o filósofo não pretende eliminar as artes e ciências da sociedade moderna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Progresso na Ciência e o “Politicamente Correto”.Vasco Mano - manuscript
    Neste trabalho abordamos as contribuições de Larry Laudan para a questão do progresso científico. O modelo proposto, baseado na eficácia das teorias na resolução de problemas, serve de ponto de partida para uma breve reflexão sobre a influência contemporânea que as dificuldades de visão do mundo exercem sobre o desenvolvimento das ciências. Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia das Ciências II, parte do curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    XXIII Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciencias (1-5 de Junho de 1956).L. C. - 1956 - Revista Portuguesa de Filosofia 12 (3):305 - 311.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    A questão do progresso da ciência em Karl Popper.Raimunda Diva de Vasconcelos Ribeiro - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):16-29.
    Este artigo tem como objetivo ampliar a visão do fazer científico, abordando a análise feita por um dos maiores epistemólogos contemporâneos da natureza do fazer científico e de sua dinâmica, de modo a contribuir para a redução do fosso existente na sociedade cintífico-tecnológica entre a visão dos problemas fundamentais do homem e a compreensão da ciência e de sua tecnologia. Assim sendo, o nosso estudo se restringe ao modo de ver de Karl Popper o lado mais interno da (...), evidenciando igualmente a sua estrutura na ética que suas conquistas tecnológico-instrumentais. A questão a ser tratada é como o autor enfrenta o progresso na ciência. Mais especificamente, a ciência progride? ABSTRACT: The objective of this paper is to broad the analyses about the nature of scientific work and its dynamics based on Karl Popper perspective, one of the greatest contemporary epistemologists, in order to contribute to reduce the gap in the techno scientific society between the human being fundamental problems and the science and technology understanding. Thus, this study is restricted to the Karl Popper perspective concerned to the internal structure of the science and its techno instrumental advances in addition to its ethical issues. The main question to be dealt in this study is how Popper faces the scientific advances. More specifically, does the Science progress? (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A questão do progresso da ciência em Karl Popper.Raimunda Diva Ribeiro Vasconcelos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):16-29.
    Este artigo tem como objetivo ampliar a visão do fazer científico, abordando a análise feita por um dos maiores epistemólogos contemporâneos da natureza do fazer científico e de sua dinâmica, de modo a contribuir para a redução do fosso existente na sociedade científico-tecnológica entre a visão dos problemas fundamentais do homem e a compreensão da ciência e de sua tecnologia. Assim sendo, o nosso estudo se restringe ao modo de ver de Karl Popper o lado mais interno da (...), evidenciando igualmente a sua estrutura na ética que suas conquistas tecnológico-instrumentais. A questão a ser tratada é como o autor enfrenta o progresso na ciência. Mais especificamente, a ciência progride? (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Espíritos de uma era: Hume e Rousseau e a disputa sobre o progresso das artes e ciências.Gabriel Guedes Rossatti - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (3).
  9.  31
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    A Crítica de Hans Jonas à utopia do progresso tecnológico e o novo papel da ciência.Jelson R. de Oliveira - 2019 - Perspectivas 2 (2):53-63.
    Pretende-se nesse trabalho analisar a crítica do filósofo judeu-alemão Hans Jonas à ideia de progresso e sua perspectiva prática, a ideia de desenvolvimento. Tal perspectiva, segundo o autor, surge de uma mudança no status do saber na era moderna, o que significa reconhecer que a ciência moderna será colocada a serviço dessa ideia. O avanço da problemática ambiental, contudo, exige uma reavaliação ética de tal cenário, fazendo com que a simples utopia do desenvolvimento seja substituída por medidas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Bachelard: o contexto do racionalismo epistemológico na filosofia das ciências.Gabriel Kafure da Rocha, Marina Ferreira de Sousa, Rosimar Emília Xavier de Sousa & Rosimar Emilia Xavier de Sousa - 2018 - Perspectivas 1 (2):34-51.
    O presente artigo pretende esclarecer a problemática da epistemologia como fundamento para a compreensão filosófica das ciências. Para isso, contamos com a visão do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), focando principalmente no seu texto O racionalismo aplicado (publicado em 1949) e a sua teoria que busca demonstrar a complexidade presente nas linhas de pensamento construídas na história da filosofia: o empirismo e o racionalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  83
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem da Matéria”, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    O ideal de ciência na modernidade: Bacon e Descartes.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):63.
    Trata-se de analisar em que medida convergem os autores Bacon e Descartes no que diz respeito ao progresso das ciências, e como constituem um ideal de ciência na modernidade. O cenário que se constituía na Europa em meados do século XVII era de reconfiguração, de redescoberta e de inventos. Apesar de as artes mecânicas, as artes marítimas e as artes eruditas receberem, em alguma medida, um impulso para o novo, a ciência era ainda influenciada pela escolástica. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  41
    O alcance especulativo da vida em Hegel.Márcia Zebina Araújo da Silva - 2015 - Doispontos 12 (2).
    No início do capítulo sobre a vida, na Ciência da Lógica, Hegel nos adverte sobre a especificidade da vida enquanto ideia lógica e o quanto ela deve ser diferenciada da vida na Filosofia da Natureza, e da sua relação com o espírito. Neste trabalho, nos propomos perscrutar o estatuto da vida enquanto ideia lógica e explorar algumas de suas consequências especulativas, como a categoria fundamental para a questão do conhecimento, que nos permite pensar a filosofia de Hegel como holista. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Introdução à problemática da fundamentação ético-política na era da ciência segundo a filosofia pragmático-transcendental de Karl-oito Apel.Regenaldo Rodrigues Da Costa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):401-415.
    A situação atual do ser humano é deuma crise global na qual as ameaças de guerranuclear, de desastre ecológico e de colapsoeconômico apontam para o extermínio da biosferahumana. A racionalidade técnico-cientifica tornoupossível esta situação de crise, entretanto, elaprópria torna impossível a fundamentação racionalde uma ética que nos leve, em face do perigocomum, a assumir coletivamente a responsabilidade.Apel, porém, contesta a racionalidadetécnico-científica e defende a fundamentaçãoracional, intersubjetiva, de uma necessária orientaçãoético-politica capaz de lidar com os grandesdesafios que põem em risco a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    O problema do método da hermenêutica filosófica e possíveis reverberações para as ciências naturais.Renata Ramos da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-12.
    Para a hermenêutica filosófica a compreensão seria um fenômeno universal, que, portanto, não se restringiria a regras de procedimento e a nenhum método. Contudo, aquela enfrenta um problema ao, por um lado, pretender ser um modo não metódico de compreensão e, por outro, ao mesmo tempo, defender certas “regras” para uma efetiva compreensão. Isto posto, este artigo tem por objetivo elucidar essa ambiguidade e apontar para algumas possíveis consequências dessa. Para tanto, mostramos, suscintamente, o argumento em defesa da universalidade da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Revisitando dois paradigmas na Ciência da Religião.Eduardo Rodrigues da Cruz - forthcoming - Horizonte:589-589.
    O estudo da religião envolve tipologias para o investigador na compreensão teórica do campo. Propõe-se aqui uma tipologia em termos de paradigmas, o newtoniano e o romântico. Após uma explicação sobre o significado da nomenclatura, colocam-se no início histórico de primeiro paradigma as regras de método do próprio Newton. Desenvolve-se daí uma das noções de razão no iluminismo, que por sua vez permitiu a elaboração do pensamento positivista no sec. XIX. Nomes importantes para a ciência da religião foram citados, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Sobre a Doutrina Teleológica Das Ciências Na Fenomenologia de Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):523.
    Resumo: O presente artigo aborda a doutrina teleológica das ciências na fenomenologia de Husserl. Dividido em duas partes principais, o artigo analisa, inicialmente, o duplo movimento das realizações científicas: a possibilidade de retorno sobre um conhecimento demonstrado e o avanço crescente das ciências, guiado pela ideia teleológica geral de “ciência autêntica”. Na segunda parte, o artigo aborda a evolução das ciências da natureza através da elaboração e contínua confirmação de suas hipóteses, em um progresso infinito de realizações em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    O ponto de Arquimedes: natureza humana, direito natural, direitos humanos.Paulo Ferreira da Cunha - 2001 - Coimbra, Portugal: Almedina.
    Num diálogo entre a Teoria Constitucional e a Filosofia Jurídica, O Ponto de Arquimedes procura levantar eternas interrogações sobre a fundamentação e a legitimação do Direito. Num tempo de consenso aparente e por vezes hipócrita em torno dos Direitos Humanos, o desafio é o de saber quais as suas raízes- a simples vontade do poder, sempre reversível, ou o Direito Natural e a própria natureza do Homem? A indagação sobre o ponto de apoio do Arquimedes jurídico, longe de ser supérflua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Contra o utilitarismo na educação e na ciência.Vinícius Carvalho Da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional, mas inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas especializadas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    A psicanálise, as ontologias da ciência e o pensamento da existência.Leticia O. Minhot - 2011 - Natureza Humana 13 (2):100-115.
    Dos preguntas articulan las reflexiones contenidas en el presente trabajo: ¿Cuál es el sentido de nuestra vida? y ¿qué sentidos produce el psicoanálisis? La yuxtaposición de ambos interrogantes no debe darnos la idea de que la respuesta a una sirve de fundamento a la otra. La vecindad tiene por objetivo aquí mostrar cómo el psicoanálisis elabora sentidos. La primera pregunta ha sido considerada por algunos como una pregunta sin respuesta. Sin embargo consideramos que la posibilidad de una respuesta depende del (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    John Dewey, Filosofia da Ciência e Filosofia da Educação.Ivan Ferreira da Cunha - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):123.
    Este artigo discute a relação entre filosofia da ciência e filosofia da educação a partir do texto de John Dewey Unity of Science as a Social Problem. Dewey propõe que o problema da unidade da ciência seja trabalhado de um ponto de vista não apenas epistemológico, mas também social. Isso é porque nosso entendimento sobre a ciência influencia a educação. A proposta de Dewey é discutida em relação às considerações de filósofos da ciência recentes, como Peter (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  29
    A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica.Michel Paty - 1997 - Discurso 28:7-60.
    A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25.  5
    O Conceito de Liberdade (Freiheit) Como Fundamento da Noção de Educação (Bildung) Em Hegel.André Gustavo Ferreira da Silva - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:3-13.
    Discutimos a relação entre liberdade e educação em Hegel. Primeiramente, apresentaremos a noção de liberdade como sendo processo histórico-dialético. Depois, apresentaremos a noção de Educação em Hegel. Objetivamos demonstrar que, para Hegel, a noção de liberdade fundamenta a noção de Bildung, em que o movimento progressivo da educação (Bildung) ao longo da história da humanidade é uma efetivação do progresso na consciência da liberdade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Segunda Contribuição Sobre o Movimento da Água Subterr'nea de Emas-Pirassununga.O. Schubart - 1959 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 16:73.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A natureza da ciência empírica segundo Berkeley.J. O. Urmson & Jaimir Conte - 2012 - Criticanarede 1 ( 1).
    Tradução para o português do capítulo 5 do livro "Berkeley" (Oxford University Press, 1982), Cap. 5, p. 47-57. Republicado em The British Empiricists: Locke, Berkeley, Hume (Oxford University Press, 1992).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    A teoria da história e os progressos da historiografia scientífica.António Ferrão - 1922 - Coimbra,: Imprensa da Universidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    A tirania da maioria: revisitando o debate.Marta Nunes da Costa - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):92-105.
    Tocqueville e John Stuart Mill são dois dos grandes mestres de ciência política e filosofia política. Com efeito, poderíamos dizer que somos todos discípulos destes autores. Por um lado, porque Tocqueville foi o primeiro autor a refletir sobre o paradigma democrático, entendido como constelação política especificamente moderna. Por outro lado, o conceito ou ideal de liberdade desempenha um papel central nos dois autores. Liberdade é um dos pilares fundadores de qualquer projeto democrático e apesar do reconhecimento da importância igualmente (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Perigo da Confirmação Não-Empírica.Wigson Rafael da Costa, Vinícius Carvalho da Silva & Pietro Gori - 2023 - Perspectivas 8 (1):282-295.
    No presente trabalho apresentamos e traduzimos o texto “O Perigo da confirmação não-empírica", de Carlo Rovelli, cosmólogo italiano, um dos proponentes da gravitação quântica em loop. Trata-se do texto apresentado por Rovelli em 2015 durante o chamado “Debate de Munich” sobre o problema da base empírica do método científico. Rovelli analisa – e se contrapõe – à proposta do filósofo da ciência Richard Dawid, que em String Theory and the Scientific Method, defende que teorias científicas podem ser avaliadas, aceitas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Retrato da enciclopédia hegeliana quando vista do Brasil.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):167-182.
    Em 2016 comemoram-se os 200 anos de publicação da “Enciclopédia das Ciências Filosóficas” de Hegel. Esta parece ser uma ocasião especial para se poder avaliar a pertinência da “Enciclopédia” para o Brasil. Essa avaliação, aqui elaborada, conduz à percepção de que se a filosofia é pensar o presente, então a “Enciclopédia” não pode ser compreendida como contendo problemas e soluções para o Brasil, mas apenas para a velha Europa. Portanto, nessa ocasião se torna especialmente perceptível a necessidade de se abandonarem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    A comunidade científica e os limites impostos na avaliação da ciência.Marcos Antonio da Silva - 2009 - Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3).
    Este artigo objetiva uma breve análise do processo de constituição, organização eatuação da comunidade científica, entendendo-a em seu sentido mais amplo, pois que nele sevislumbra a possibilidade de ampliação desta. Isso coloca em questão o conjunto de problemasque afeta a representatividade da comunidade científica no que diz respeito à avaliação daatividade científica, suas teorias e constructos explicativos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    A Doutrina da Essência Como Esfera de Mediação.Gabriel Rodrigues da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):167-181.
    O objetivo do artigo é apresentar e analisar o que é a Doutrina da Essência. Por que a essência é a esfera de mediação entre a lógica objetiva e a lógica subjetiva, e sendo a própria essência incluída na lógica objetiva? Essa é a questão que nos guia. Para isso, é claro, será necessário expor de modo geral o significado de cada um dos momentos da lógica de Hegel e como eles se relacionam. Ou seja, o que são e como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    O fim da filosofia na modernidade com o surgimento da hermenêutica heideggeriana/The end of philosophy in modernity with the rise of heideggerian hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Roberto Carvalho da Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):113.
    Para Heidegger, a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    A recepção de Kant na filosofia da física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  21
    O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):1-10.
    Opresente estudo pretende demonstrar o perspectivismode Nietzsche enquanto rigor hermenêutico. Este é o da hermenêutica contemporânea,como é colocada por Heidegger, enquanto pensamento pós-metafísico.Distinguindo-se da Metafísica e das ciências positivas, a hermenêutica não ofereceuma teoria geral sobre o ser, mas propõe a interpretação histórica do seusentido; e tal interpretação não se pretende exata como as pesquisas dasciências positivas, mas busca o rigor do pensamento reflexivo. Contudo, oprincipal problema surge quando o próprio Heidegger compreende o pensamentonietzscheano como ainda metafísico, colocando a vontade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  22
    A coerção emKant e Kelsen - um estudo preliminar.José Nicolau Heck - Sidney A. da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):95-118.
    A concepção Kantiana do direito e a teoria pura do direito de Kelsen se destacam pela racionalidade com que a respectiva posição normativa é concebida e articulada.A presente contribuição examina o peso teórico que a coercibilidade jurídica adquire em ambas as ciências do direito.O artigo objetiva estabelecer as fronteiras programáticas entre o formalismo jurídico dos dois filósofos do direito.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    Ação comunicativa e teoria da história: aproximação de Habermas e Rüsen.Luiz Sérgio Duarte da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):145-161.
    A idéia das ciencias da cultura aproxima o filósofo J.Habermas e o historiador Jörn Rüsen.Os doais possuem propostas sobre o papel do conhecimento dos fenômenos simbólicos hoje.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  10
    A sophía em metaph. A2: Da ciência Das causas primeiras ou princípios à ciência divina.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):427-461.
    RESUMO Tendo por base a ligeiramente controversa idéia de que a caracterização de sophía como a “ciência das causas primeiras ou princípios” seja a formulação cardeal de ciência suprema na “Metafísica” de Aristóteles, neste artigo examinamos Metaph. A2, o capítulo que contém tal caracterização. Em primeiro lugar, seguimos a análise aristotélica dos pontos de vista ordinários acerca da sophía e do sophós, análise que culmina na referida descrição de sophía. Em seguida, examinamos como a concepção de sophía como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Um Legado Político da Modernidade Científica: Do Animal Racional Aristotélico Ao Homem-Máquina Hobbesiano.Luiz Carlos Santos da Silva - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):98.
    O presente artigo tem por finalidade apresentar como a filosofia natural e política de Thomas Hobbes entende o homem e o cidadão no registro do mecanicismo moderno. Partindo de considerações gerais sobre o pensamento científico na modernidade, o trabalho busca mostrar também como Hobbes criticou a tradição aristotélica da filosofia medieval defendendo um caráter convencional das ciências e da política. No registro de uma modernidade heliocêntrica que racionaliza os mitos e as fábulas da antiguidade clássica para fundamentar o pensamento científico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  44
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Ecofenomenologia no imaginário da filosofia da natureza em Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2023 - Princípios 30 (61):72-86.
    O presente artigo tem como objetivo fazer uma cartografia das possibilidades Ecofenomenológicas acerca do imaginário da natureza na filosofia. Tal intento se dá pelo fato da filosofia enquanto disciplina não ter materiais didáticos diretamente ligados a essa perspectiva quando em diálogo com as ciências naturais. Apesar de termos diversos pensadores contemporâneos no âmbito da filosofia que tratam de questões como a natureza, ecologia e meio ambiente, é a partir de pensadores como Bachelard, Gadamer, Merleau-Ponty, que queremos fazer uma interpretação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  26
    A natureza da ciência empírica segundo Berkeley.F. O. Urmson - 2012 - Critica.
  45.  3
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais notáveis da teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Revista Cadernos Do PET Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Sobre a questão duma ciência preeminente unitária na metafísica de aristóteles – O panorama exegético contemporâneo.Guilherme da Costa Cecílio - 2014 - Synesis 6 (1):110-127.
    Uma das questões mais fundamentais para quem se ocupa com a Metafísica de Aristóteles é saber se a ciência mais elevada a que se faz alusão na obra constitui uma única ciência ou se o livro contém possivelmente diferentes projetos de ciência preeminente. Neste trabalho, analisamos brevemente as posições dos mais relevantes intérpretes acerca do tema, dedicando especial atenção aos autores unitaristas. Por fim, apresentamos um esboço de nossa própria posição, que apesar de defender a existência duma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    A particularidade da constituição do capitalismo alemão em Marx.Vladmir Luis da Silva - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):353-384.
    Ao longo de sua obra, Karl Marx sempre manifestou preocupação com a particularidade do capitalismo em cada país. Nosso principal objetivo neste artigo é o de discutir algumas passagens da teorização marxiana acerca da constituição do capitalismo na Alemanha. Pretendemos fazer isso por meio da leitura imanente de alguns textos de Marx.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Teoria da educação: contributos ibéricos.João Boavida & Ángel García del Dujo (eds.) - 2007 - Coimbra: Impr. da Universidade de Coimbra.
    A educação sempre foi um fator determinante na vida dos homens e das sociedades, mas hoje ganhou enorme relevância sendo um dos grandes temas da atualidade pela sua importância tanto no presente como para o futuro. Para a educação confluem hoje inúmeros contributos científicos, tanto das ciências sociais e humanas como das ciências empíricas, sem que o fundo social, cultural, espiritual e moral que a educação é deixe de correr incessantemente como um rio profundo que, todavia, os ventos e as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de Gumbrecht é subsídio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000